Farmácias de Serviço

Heráldica

BANDEIRA E BRASÃO

Tendo em conta o parecer da Comissão Heráldica da Associação de Arqueólogos Portugueses de 15 de Abril de 2004, foi aprovada na sessão da Assembleia de Freguesia, em 30 de Setembro de 2004 e foi publicado no Diário da República nº 256, de 30 de Outubro de 2004, a seguinte ordenação heráldica:

Brasão – escudo de prata, monte de vermelho semeado de espigas de trigo de ouro, movente de campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras; em chefe, dragão azul, armado e lampassado de vermelho, atravessado de uma lança do mesmo. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro - «Selho S. Jorge».

Bandeira – esquartelada de azul e branco. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Selo – nos termos da Lei, com a legenda - «Junta de Freguesia de Selho S. Jorge – Guimarães».


SIMBOLOGIA HERÁLDICA

O cômoro vermelho representa um cabeço existente na Freguesia denominado “Monte da Santa”, ao qual está associado uma lenda. Os dois rios ondados simbolizam os rios Ave e o seu afluente o Selho, entre os quais está situada a Freguesia. As espigas simbolizam a tradição agrícola. O dragão está relacionado com o orago da Freguesia, São Jorge, que terá travado um combate e ferido de morte o animal representado.

Mais nesta categoria: « Património Património Cultural »