Espaço do Cidadão

Espaço do Cidadão

O Espaço do Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. Este espaço tem acesso a vários serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviço público. Este modelo possibilita servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

Sabia que:

Documentos necessários:
– Cartão de Cidadão (ou o número de contribuinte + bilhete de identidade ou autorização de residência);
– A carta de condução que vai ser substituída.

Custo do serviço:
– Até aos 70 anos: 30 €;
– Depois dos 70 anos: 15 €.

Para mais informações, contactar para o e-mail da Junta de Freguesia de Selho S. Jorge:
geral@jfpevidem.pt

O cartão Europeu de Seguro de Doença possibilita-lhe receber assistência médica durante uma estadia temporária num país da União Europeia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega ou na Suiça.

Documentos necessários para pedir o cartão:
– Número de Identificação de Segurança Social (NISS);
– Número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Custo do cartão:
O pedido do cartão é gratuito e é enviado para a residência do titular dentro de cerca de 7 dias úteis.

Validade do cartão:
O cartão, na generalidade, é válido por 3 anos.

Documento necessário para a renovação do cartão:
Requer o preenchimento do Formulário Requerimento de Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) disponível em:
https://www.seg-social.pt/documents/10152/21732/GIT_53_DGSS

Custo de renovação do cartão:
Gratuito.

Elementos necessários para a alteração da morada:
Os códigos PIN do seu Cartão de Cidadão.

Custo de alteração da morada:
Gratuito.

Elementos necessários para a confirmação da morada:
Cartão de Cidadão, PIN de autenticação e código de confirmação da morada.

Custo de confirmação da morada:
Gratuito.

Documentos necessários para o pedido de ativação:
Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Título ou Cartão/Certificado de Residência.

Para assinar com Cartão de Cidadão necessita de:
– Ter a assinatura digital do cartão ativada;
– Leitor de cartões smartcard;
– Código PIN de assinatura.

Para assinar com Chave Móvel Digital necessita de:
– Ter a Chave Móvel Digital ativada;
– Ter a assinatura digital da CMD ativada;
– Código PIN de assinatura da CMD (que pode ser diferente do código PIN da CMD).

O Registo Criminal contém informação sobre os antecedentes criminais de pessoas com mais de 16 anos. Como pedi-lo de forma online ou presencial?

Online: Através do Portal Registo Criminal Online (só para cidadãos portugueses), autenticando-se com o seu cartão de cidadão português (com o código de autenticação e leitor de cartões), ou com a Chave Móvel Digital (CMD).

Presencial: Pessoa de qualquer nacionalidade com documento de identificação válido (cartão de cidadão, passaporte, título de residência) em qualquer dos postos de atendimento onde é possível a emissão de certificados. É aconselhável o agendamento prévio.

O envio de documentos é realizado através do portal ADSE DIRETA: https://www.adse.pt/ar/

Documentos necessários: O documento comprovativo da prestação de cuidados de saúde a enviar passa a ser o original da fatura, fatura-recibo ou fatura simplificada, e tem que incluir:
– O número de identificação fiscal do beneficiário;
– O valor do ato ou cuidado de saúde não pode ser repartido por mais do que uma fatura;
– Os cuidados de saúde praticados têm de estar identificados de forma clara para permitir a sua identificação nas tabelas de regras e preços da ADSE;
– As faturas devem ter sido submetidas no sistema e-fatura pelo prestador e não terem sido anuladas ou objeto de emissão de nota de crédito.