Carnaval Pevidém

Carnaval Pevidém

Pode parecer exagerado dizer que o Carnaval de Pevidém é único no concelho de Guimarães. Mas não é nada exagerado! Aliás, pode-se até dizer mais: o Carnaval de Pevidém é autêntico, é espontâneo e é verdadeiramente surpreendente. Só quem o experimenta sabe como é e nunca mais o troca por nenhum outro! Por isso, são cada vez mais os foliões que escolhem esta vila para celebrar o Carnaval e desfrutar de uma das mais divertidas festividades do ano. Com origem no tradicional Entrudo Português, o Carnaval de Pevidém nasce de um trabalho voluntário de uma associação local, o Teatro da Coelima – Sol do Miral, que envolve toda a comunidade para manter bem viva esta tradição.

Ao longo dos anos, o Carnaval de Pevidém ganhou uma grande dinâmica e uma popularidade crescente: animação, criatividade e muita boa-disposição são os principais ingredientes. As pessoas saem à rua em massa, encarnando as mais diversas personagens, faça chuva ou faça sol!

Os festejos de Carnaval prolongam-se por vários dias e incluem, para além de concursos, o tradicional desfile do Corso Carnavalesco constituído por carros alegóricos e mascarados (caretos). Este cortejo estende-se por toda a vila e realiza-se na sexta-feira que precede o carnaval com a presença dos estabelecimentos de ensino. Os festejos prolongam-se até ao final do dia de terça-feira, com a realização do tradicional enterro do Entrudo (Arturinho ou Pai das Orelheiras) carregado de muita sátira social.

Informações

Fevereiro/Março

Ruas da Vila