Desfolhada

Desfolhada

A desfolhada realiza-se, normalmente, no início do mês de outubro. Em ambiente tradicional, decorre na eira da quinta do Arrabalde (Selho S. Jorge), onde se pode reviver a tradição da desfolhada do milho, acompanhada pelos cantares dos elementos do Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém, organizador do evento, bem como de grupos folclóricos convidados.

As desfolhadas, para além do trabalho árduo de fechar parte do ciclo de cultivar o milho são, também, motivo de encontro de amigos, de vizinhos e de familiares, numa autêntica festa da vila de Pevidém. Os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, os sons das concertinas e as desgarradas prometem uma festa animada onde todos são convidados a descobrir a espiga rainha. Segundo a tradição, quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela. Caso apareça uma espiga com “filhos”, dever-se-á acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.

Esta festa conta com produtos da gastronomia local, de onde se destacam os afamados vinhos verdes novos e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o famoso bolo de carne. Esta iniciativa pretende passar para as novas gerações os modos de vida e costumes de outros tempos, mantendo vivas as tradições dos nossos antepassados.

Informações

Mês de Outubro

Selho S. Jorge