Rio Ave

Rio Ave

O Rio Ave nasce na serra da Cabreira, município de Vieira do Minho, a cerca de 1260 m de altitude. Percorre cerca de 91 km e desagua no oceano Atlântico, a sul de Vila do Conde. Em Guimarães, o rio Ave tem uma extensão de cerca de 30 km (1/3 do total da sua extensão), passando por 13 freguesias.

Ao longo das margens do rio Ave, é possível disfrutar de uma paisagem verdejante e de diversas infraestruturas que enriquecem ainda mais esse património, tais como levadas, ínsuas, fábricas e centrais hidroelétricas que importa devolver o acesso às pessoas e realizar as requalificações necessárias.

Merece destaque:

Levada dos infernos – suporta o fio-de-água, na margem oposta (freguesia de Ronfe), abastecida pelo rio Ave, a Mini-Hídrica dos Infernos, cuja produção iniciou em 1913 e que pertence atualmente à empresa Têxtil Manuel Gonçalves.

Praia Fluvial da Ínsua – com o rio Ave a dividir a freguesia de Ronfe e a freguesia de Selho S. Jorge, a denominada Praia da Ínsua, era no verão a delícia de centenas de visitantes.

Poços de abastecimentos de água – localizados entre a levada e a praia fluvial, pode ainda visitar os poços que serviam o abastecimento de água a Selho S. Jorge, entretanto desativados.


Morada

Selho S. Jorge