Farmácias de Serviço

Festas e Romarias

S. Brás – (Domingo seguinte ao dia litúrgico de S. Brás, 3 de Fevereiro)

Romaria secular que atrai a Pevidém milhares de forasteiros, devotos que se deslocam de outras terras . É de grande fervor religioso, mas tem sempre uma parte profana com espectáculos musicais e folclóricos.


Carnaval – (Terça-Feira de Carnaval)

Desfile do Corso Carnavalesco com carros alegóricos, fanfarras e mascarados (caretos). À noite realiza-se o tradicional enterro do Entrudo (Arturinho ou Pai das Orelheiras). Na Sexta-Feira anterior, realiza-se o tradicional desfile de Carnaval dos estabelecimentos de ensino da zona de Pevidém.


S. Jorge – Festas da Vila – (Domingo seguinte ao dia litúrgico de S. Jorge, 23 de Abril)

O programa festivo estende-se pelo fim-de-semana e consta habitualmente de: missa solene, procissão, Feira Franca/Concurso Pecuário, Corrida de Cavalos, espectáculos musicais e folclóricos, actuação de Bandas de Música e fogo de artifício.


Festival Internacional de Folclore – (normalmente no último Sábado de Julho)

Exibição de 10 Grupos Folclóricos representativos das danças e cantares das várias regiões do País e também do estrangeiro, com organização do Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém.


Senhora do Leite do Paraíso – (terceiro Domingo de Agosto)

Veneração da imagem de Nossa Senhora do Leite, na igreja do Paraíso. A parte profana só se realiza quando se consegue constituir uma Comissão Local, organizadora das Festas, como tem sucedido desde o ano de 2006, após um interregno de dez anos, devido à dinâmica do Senhor Manuel Ferreira, que repôs a tradição das festas com um recheado programa recreativo e uma grande componente religiosa, com destaque para a majestosa procissão.


Desfolhada – (normalmente no início do mês de Outubro)

Em ambiente tradicional, decorre na eira da quinta do Arrabalde, onde se pode reviver a tradição da desfolhada do milho, acompanhada pelos cantares dos elementos do Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém, organizador do evento, bem como de grupos folclóricos convidados.